ORIENTAÇÃO AOS AUTORES - SUBMISSÃO DE TRABALHOS TÉCNICOS-CIENTÍFICOS
Período de submissão: 01/12/2024 – 01/02/2025
Para a submissão de um trabalho técnico-científico ao 1° Simpósio de Gestão Ambiental do Nordeste (1°SiGAN) é necessário que, pelo menos, um dos autores esteja inscrito no evento. Serão aceitos resumos simples e resumos expandidos. Os trabalhos poderão ser apresentados em duas modalidades: Apresentação Oral e Pôster. Serão aceitos no máximo três trabalhos como autor principal e no máximo cinco por inscrição. A modalidade de apresentação (oral vs. poster) será definida pela organização do evento, levando em consideração, sempre que possível, as preferências informadas durante o envio do resumo.
O autor(a) e/ou autores(as) serão devidamente informados da situação do resumo: se aprovado, reprovado e/ou aprovado com considerações. Abaixo as orientações gerais para cada modalidade.
Os trabalhos poderão ser submetidos nas seguintes temáticas:
GT1: Ecologia, Conservação e Sociobiodiversidade;
GT2: Gestão de Recursos Hídricos e Resíduos Sólidos Urbanos;
GT3: Mineração e meio ambiente;
GT4: Geodiversidade, Geoconservação e Ensino em Geociências;
GT5: Mudanças Climáticas e Sustentabilidade na Caatinga;
GT6: Gestão Ambiental em Saneamento;
GT7: Energinas limpas e Créditos de Carbono;
GT8: Eduação Ambiental no contexto da Caatinga.
NORMAS DE SUBMISSÃO DE RESUMOS
Os resumos devem ser redigidos em português, espanhol ou inglês e devem representar resultados originais das pesquisas, mesmo que em andamento. Deverão ser enviados no formato docx e escrito em Times New Roman.
Título: Deve expressar exatamente o conteúdo do resumo, sendo limitado a 200 caracteres, usando fonte 12, com espaçamento simples, em negrito, centralizado.
Autores: Nome de todos os autores em fonte 10, negrito, espaçamento simples, com número sobrescrito referente à filiação, separados por vírgula, alinhado à esquerda.
Filiação: Endereço institucional dos autores (instituição, departamento e endereço separados por vírgulas). Endereço dos autores separados por ponto, em sequência, em fonte 10, alinhado à esquerda. Abaixo do(s) endereço(s), em linha separada, e-mail(s) do(s) autor(es) em itálico, separado(s) por vírgula (no caso de mais de um autor), em Times New Roman 10, alinhado à esquerda.
Corpo do resumo simples: O texto deve ter no máximo 350 palavras, justificado e com espaçamento simples, fonte 12, parágrafo único.
Corpo do resumo expandido: o trabalho deve conter entre 3 e 5 páginas, incluindo texto, figuras, tabelas e referências, e ser redigido em português, inglês ou espanhol. Além disso, o arquivo não deverá exceder 5 MB de tamanho.
Financiamento: listar siglas das agências/órgãos de fomento, escritas em Times New Roman 12, ao final do texto (em sequência), entre colchetes.
As normas e orientações detalhadas, assim como modelos para submissão de resumos simples e expandidos estão nos arquivos a seguir:
Clique aqui para baixar arquivo com modelo de resumo simples
Clique aqui para baixar arquivo com modelo de resumo expandido
FORMATO PARA SUBMISSÃO DE APRESENTAÇÃO ORAL
Orientações Gerais: Será de inteira responsabilidade do autor trazer seu pen drive contendo a apresentação, que deverá ser entregue com antecedência mínima de 30 (trinta) minutos da abertura da seção temática. Recomenda-se salvar a apresentação em mais de um formato (ex. PDF, PowerPoint), como também, armazená-la em mais de um meio (e. g., Google Drive, E-mail, pen drive).
Elaboração e Apresentação: O tempo máximo para apresentação do trabalho será de 15 (quinze) minutos, acrescentados 5 (cinco) minutos para responder perguntas. O Primeiro slide da apresentação deve conter: o logotipo do evento, o título do trabalho, o nome dos autores, e-mail e afiliação institucional.
Formatação: arquivo em PowerPoint ou PDF, contendo o conteúdo do resumo submetido, seguindo a ordem apresentada no resumo. Citações e referências bibliográficas devem seguir as normas vigentes da ABNT. Um modelo dos slides que guiarão a apresentação oral, contendo as regras de formatação sugeridas, será disponibilizada no site do evento.
Clique aqui para baixar arquivo com modelo de apresentação oral
FORMATO PARA SUBMISSÃO DE APRESENTAÇÃO EM PÔSTER
Orientações Gerais: Organizar as informações de modo que as ideias centrais do trabalho sejam facilmente entendidas. Utilizar o mínimo de texto e o máximo de figuras, tabelas, quadros possíveis para ilustrar os dados.
Formatação: painel de 0,90 m de largura por 1,20 m de altura. Deve conter o logotipo do evento; título do trabalho; nome do(s) autor(es); e-mail e afiliação institucional do(s) autor(es). Citações e referências bibliográficas devem seguir as normas vigentes da ABNT.
Apresentação: a apresentação deverá ser feita por um dos autores. Será definido horário e data para exibição do poster, quando então será avaliado pela banca examinadora. O autor do trabalho deverá permanecer junto ao pôster durante todo o período de exibição. Os pôsteres devem ser afixados no local de exibição indicado pela Comissão Organizadora, com antecedência mínima de 30 (trinta) minutos. Um modelo de pôster, contendo as regras de formatação sugeridas, será disponibilizada no site do evento.
Clique aqui para baixar arquivo com modelo de apresentação pôster