Os cursos pós-congresso estão programados para o dia 08/11/19 (sexta-feira). Receberão o Certificado somente aqueles que tiverem no mínimo 75 % de presença no curso. A confirmação dos cursos está sujeita a um número mínimo de inscritos.
Curso 1 - Métodos e Instrumentos de Avaliação de Impactos Ambientais
Carga Horária: 8 horas
Período: 08:00 as 17:00 horas
Instrutor: Nemésio Neves Batista Salvador. Engenheiro Civil pela Universidade de Brasília, 1974. Mestre em Hidráulica e Saneamento pela Escola de Engenharia de São Carlos - USP (Dissertação “Tratamento de Efluentes de Abatedouro de Aves”), 1979. Engenheiro e Chefe de Divisão da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo - CETESB (Controle e Inventário de Fontes de Poluição), 1976-1980. Engenheiro de Projetos da Internacional de Engenharia SA - IESA (Saneamento/ Tratamento de Esgotos), 1980-1982. Doutor em Hidráulica e Saneamento pela Escola de Engenharia de São Carlos - USP (Tese “Avaliação de Impactos sobre a Qualidade dos Recursos Hídricos”), 1990. Professor Titular do Departamento de Engenharia Civil da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, 1982-2013. Docente do Curso de Especialização em Controle da Poluição Ambiental no Instituto Superior Politécnico Julio Mella de Santiago de Cuba, 40 h, 1992. Docente do Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado em Engenharia Urbana da UFSCar, ministrando as disciplinas “Planejamento e Gestão Ambiental” e “Avaliação de Impactos Ambientais”, 1994-presente. Prefeito Universitário da UFSCar, 1994-1996. Pós-Doutorado pela Oxford Brookes University, Inglaterra (Avaliação de Impactos Ambientais), 1998-1999. Docente no Curso de Especialização em Avaliação de Impactos na School of Planning da Oxford Brookes University, 8h, Inglaterra, 1998. Coordenador de Meio Ambiente da UFSCar, 2000-2009. Pesquisador Visitante Sênior e Docente do Programa de Pós-Graduação Mestrado em Engenharia Civil da Universidade Federal de Uberlândia, ministrando as disciplinas “Gestão Ambiental Urbana” e “Avaliação de Impactos Ambientais” 2014-2018. Docente do Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente da Universidade de Araraquara-UNIARA.
Objetivos do curso: Apresentar, discutir e exemplificar os principais/ mais utilizados métodos e instrumentos para a avaliação de impactos ambientais (AIA).
Justificativa/Relevância do curso: Existem diversos métodos e instrumentos de AIA passíveis de serem utilizados, individualmente ou em conjunto, sendo que o seu conhecimento e prática é de fundamental importância para os profissionais que trabalham ou pretendem trabalhar com este tema.
Público-alvo: Profissionais de nível superior e estudantes envolvidos ou interessados em licenciamento ambiental e na avaliação e estudo de impactos ambientais.
Metodologia: Teórico-expositiva com apresentação de exercícios práticos.
Conteúdo Programático:
1) Introdução. Conceitos Básicos sobre Impactos Ambientais.
2) Bases de Referência para a Avaliação de Impactos. Critérios para Determinação da Área Diretamente Afetada, Área de Influência Direta e de Área Influência Indireta dos Impactos.
3) Métodos Qualitativos e Quantitativos de AIA. Exemplos de Aplicação
- Métodos ad hoc
- Listas de controle (check lists)
- Matrizes de impactos
- Redes de fluxo
- Superposição de cartas
- Bioensaios
- Análise de custo-benefício
- Avaliação de risco
- Análise multi-atributo
- Métodos numéricos
- Modelos de simulação
4) Considerações e Exercícios sobre Métodos de AIA.
Curso 2 - Análise Multivariada Aplicada a Sistemas de Informação Geográfica – SIG para criação de Mapas Temáticos Ambientais
Carga Horária: 4 horas
Período: 08:00 as 12:00 horas
Instrutor: Ulisses Costa de Oliveira. Graduado em Saneamento Ambiental (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe - IFS), Especialista em Gestão Ambiental (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE), Mestre em Geografia (Universidade Estadual do Ceará – UECE) e doutorando em Engenharia Civil (Universidade Federal do Ceará – UFC). Servidor de carreira da Superintendência Estadual do Meio Ambiente no cargo de Fiscal Ambiental. Desenvolve atividades na área de sistemas de informação geográfica – SIG, geoprocessamento, sensoriamento remoto, licenciamento ambiental, gestão ambiental, fiscalização ambiental e planejamento, execução, acompanhamento e avaliação de atividades relacionadas à missão da Semace, visando qualificar o processo de licenciamento e fiscalização ambiental no Estado do Ceará.
Objetivos do curso: Capacitar usuários de Sistemas de Informação Geográfica para utilização de técnica de análise espacial multicritério na análise ambiental.
Justificativa/Relevância do curso: A análise multicritério de apoio a decisão é um conjunto de ferramentas e métodos matemáticos que permitem a comparação de diferentes alternativas de acordo com muitos critérios. Esses métodos aliados aos sistemas de informação geográfica proporcionam inúmeros benefícios para a resolução de problemas no campo das ciências ambientais, podendo ser aplicados em estudos ligados ao planejamento ambiental, tais como, escolha de áreas para implantação de empreendimentos, planejamento de uso e ocupação do solo, análise de vulnerabilidade ambiental, dentre outras áreas. Dessa forma, o presente minicurso fornecerá aos participantes conhecimentos sobre técnicas de análise multicritério aplicada a SIG, possibilitando a realização de trabalhos na área ambiental com vistas à produção de mapas para apoio à tomada de decisão.
Público-alvo: Profissionais e estudantes de graduação e pós-graduação com, no mínimo, conhecimentos básicos do software QGIS.
Metodologia: O curso apresentará concepções, trabalhos e práticas das técnicas de análise multivariada aplicada à análise espacial de informações ambientais como ferramenta de suporte à decisão, familiarizando os participantes com o tema e aplicando o conteúdo apresentado em sistema de informação geográfica (SIG). A prática do curso será realizada utilizando-se o software livre QGIS 3.6. Os recursos didáticos utilizados serão:
Conteúdo Programático:
Curso 3 - Simulação da dispersão de odores com o uso do software ALOHA (Areal Locations of Hazardous Atmospheres) - Teoria e Prática
Carga Horária: 4 horas
Período: 08:00 as 12:00 horas
Instrutor: Carlos Adller Saraiva Paiva. Engenheiro Químico pela Universidade Federal do Ceará (UFC) com mestrado concluído e doutorado em andamento, ambos emEngenharia Química pela UFC e com pesquisas relacionadas ao saneamento ambiental. Possui experiência em tratamento de água e esgoto,tendo também experiência industrial nas áreas de produção e laboratório químico (indústrias de cerveja e têxtil), em projeto de processosquímicos e montagem de plantas industriais. Atualmente faz parte da Gerência de Pesquisa e Desenvolvimento da Companhia de Água eEsgoto do Ceará (Cagece) como Coordenador de Projetos de Inovação.
Objetivos do curso: Objetivo geral: proporcionar capacitação em modelagem de dispersão de gases tóxicos com o software ALOHA (EPA). Objetivos específicos: - Introduzir os fundamentos teóricos relativos à dispersão de gases na atmosfera; - Apresentar um exemplo prático do software ALOHA, desenvolvido pela agência americana EPA; - Tornar os alunos capazes de realizar projetos de aplicação com o uso do software.
Justificativa/Relevância do curso: A a análise de dispersão de gases, principalmente H2S e Cl2, é de fundamental importância para obtenção de licenciamento ambiental e também para analisar os impactos produzidos por estações de tratamento de esgoto e água nas comunidades circunvizinhas, norteando as ações corretivas e preventivas.
Público-alvo: Profissionais e estudantes de graduação e pós-graduação: engenheiros, biólogos e tecnólogos ambientais.
Metodologia: O tema será exposto em duas fases: fase expositiva, tratando dos fundamentos teóricos e também de aspectos práticos relativos ao uso do software, e uma fase prática, na qual os alunos vão desenvolver seu próprio modelo de dispersão de gases. Recursos: quadro, projetor e computador. A avaliação será feita com base no desempenho dos alunos durante a realização do projeto de aplicação. Também será observado o grau de participação dos alunos durante a fase expositiva da aula.
Conteúdo Programático:
1. Software ALOHA – O que é?
2. Software ALOHA – Quais suas limitações?
3. Software ALOHA – Quais suas aplicações?
4. Modelagem de nuvem de vapor tóxico
5. Elaboração de rosa dos ventos
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