Cidade do Congresso: Belém/PA

Belém, frequentemente chamado de Belém do Pará, é um município brasileiro e capital do estado do Pará, inicialmente fundada em 12 de janeiro de 1616 como o povoado colonial português Feliz Lusitânia por capitão Francisco Caldeira Castelo Branco, às margens da Baía do Guajará e do então igarapé do Piry na atual região Norte do Brasil, a uma latitude 01º27'21" sul e longitude 48º30'16" oeste, estando a cerca de 2 120 km da capital federal Brasília.

O município é formado por duas partes: a área continental e a área Insular que é composta de quarenta e duas ilhas (que são 65% de seu território). Devido ser integrante da Amazônia Oriental resulta em um clima quente úmido e na capital mais chuvosa do Brasil. É o município mais populoso do Pará e o segundo da região Norte com uma população de 1 303 403 habitantes. Classificada como uma das capitais com melhor qualidade de vida da região Norte brasileira com IDH 0,746 (alto), ocupando a 22.ª posição no ranking de IDH por capital.

Em seus mais de 400 anos de história, Belém vivenciou momentos de plenitude, como: sua transformação em um entreposto fiscal no século XVII, que supervisionava o comercio entre a Amazônia e a Europa em uma posição estratégica privilegiada; No século XIX ocorreu a abertura dos rios amazônicos aos comerciantes internacionais, contribuindo para um novo desenvolvimento da capital; o período áureo da borracha no século XX, recebendo imigrantes europeus que influenciaram a arquitetura e economia local, sendo conhecida na época como “Paris Tropical” e “Francesinha do Norte” tornando-se cosmopolita e moderna em vários aspectos sem perder tradicionalismo das fachadas das edificações coloniais. Nas últimas duas décadas, passou por um forte movimento de verticalização, devido a novas tendências na construção civil e ao plano urbano de valorização da década de 40 na Avenida Presidente Vargas.

A cidade exerce significativa influência como metrópole regional,desempenhando um forte papel centralizador em seu estado e região: abriga sedes de órgãos e instituições como a Sudam, o Banco da Amazônia, o IMAZON, o Instituto Evandro Chagas, o Museu Goeldi dentre muitas outras,sua área de influência abrange mais de oito milhões de pessoas nos estados do Pará, Amapá e parte do Maranhão, seja do ponto de vista cultural, econômico ou político. Conta com importantes e históricas fortificações, igrejas, monumentos, parques e museus, como o: Theatro da Paz, Museu Emílio Goeldi, Parque Mangal das Garças, Ver-o-Peso, Feliz Lusitânia e, eventos culturais e religiosos de grande repercussão como o Círio de Nazaré.

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Belém_(Pará) 

 

 

Promoção

Apoio