portugues

Email: congresso@ibeas.org.br

Instruções Apresentação Poster

INSTRUÇÕES PARA APRESENTAÇÃO PÔSTER

A apresentação deverá ser feita através do power-point, conforme o modelo apresentado logo abaixo. Após concluir, deverá ser gerado um arquivo em PDF utilizando-se o mesmo formato do trabalho submetido anteriormente.  Por exemplo, para o trabalho anteriormente enviado com o nome II-005.docx, a apresentação deverá ser gravada com o nome II-005.pdf

O arquivo em PDF deverá ser submetido pelo portal do Congresso, utilizando a aba "Minhas Apresentações”, com acesso através dos botões "Inscrições" e "Minha Inscrição".

O dia e o horário de cada apresentação estarão disponibilizados no portal do Congresso, no link "Sessões de Trabalhos Pôsteres”, com acesso através do botão “Trabalhos Técnicos”. Um dos autores do trabalho deverá acessar o link determinado pela Coordenação no dia e horário da apresentação.

Atenção: enviar o arquivo até o dia 12 de maio de 2024.

Recomendações gerais:

- Organize seu pôster em uma única página e ordene-o de maneira lógica, de cima para baixo e da esquerda para a direita. Utilize formato de texto em colunas duplas ou triplas;
- Ordene a informação em seqüência clara com o objetivo de facilitar a leitura;
- Digite os subtítulos com cores diferentes, para destacá-los;
- Prepare seu pôster indicando de maneira clara e concisa o objetivo. Siga com a parte experimental e os métodos de pesquisa, destaque os resultados. Finalmente, coloque as conclusões e a bibliografia;
- Utilize fotos grandes, figuras, tabelas, mapas, diagramas, etc;
- Recomenda-se colocar uma foto do autor (ou autores) do pôster ou de quem estiver apresentando-o, para que as pessoas interessadas possam identifica-lo(s) durante o Congresso.
- Recomenda-se também colocar no canto superior direito o logotipo da instituição dos autores.

Clique aqui para baixar modelo de pôster

 

Exemplo de pôster:

TÍTULO DO PÔSTER EM LETRA FONTE ARIAL, TAMANHO 70, ALINHADO AO CENTRO, LETRAS MAIÚSCULAS E EM NEGRITO
Uma linha em branco (Times New Roman, tamanho 44)
Nome do autor principal (*), Nome do autor 2, Nome do autor N
Instituição/Universidade/Empresa e email do autor principal
Identificar o Autor Principal com (*), digitar usando fonte Times New Roman, tamanho 44, alinhado ao centro.
Uma linha em branco (Times New Roman, tamanho 44)

Subtítulos
Os subtítulos deverão ser escritos em Estilo Normal, fonte Times New Roman, tamanho 44 e em negrito.

Texto geral

O texto em geral deverá ser escrito em Estilo Normal, fonte Times New Roman ou equivalente, tamanho 44. Recomenda-se utilizar formato de texto em colunas duplas ou triplas. O texto geral deverá conter obrigatoriamente os seguintes itens: objetivos, metodologia, resultados/ discussões e conclusões/recomendações. Outros itens são opcionais.
O autor terá a liberdade de organizar seu pôster segundo seu próprio critério (tamanho de letra, cor de fundo, cor de texto, etc).

Figuras, Tabelas e Fotos
Estes elementos deverão ter um tamanho suficiente para que possam ser facilmente visualizados pelos leitores. Recomenda-se que sejam colocados na metade superior do pôster.

Referências
Ao final do pôster deverão ser citadas as Referências, utilizando fonte Times New Roman, Tamanho 28 ou menor, com alinhamento de parágrafo justificado, sem espaçamento entre cada referência. As referências deverão estar em ordem alfabética, sem numeração. No começo de cada Referência, não utilize o tabulador. Exemplo:

Conselho Nacional de Meio Ambiente (CONAMA). Resolução n. 357, 17 de março de 2005. Estabelece normas e padrões para qualidade das águas, lançamentos de efluentes nos corpos receptores e dá outras providências.
Dias, Isabel Cristina Aleixo. A influência das águas pluviais no sistema de esgotamento sanitário. V Exposição de experiências municipais em saneamento. Assemae. Santo André, 2004. Disponível em http://www.semasa.sp.gov.br/Documentos/ASSEMAE/Trab_59.pdf. Acesso: 16 dez 2009.
Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT). Anais do Seminário de Avaliação de Projetos IPT. Habitação e meio ambiente: assentamentos urbanos precários. São Paulo: IPT, 2002.