PROGRAMAÇÃO PRELIMINAR, SUJEITA A ALTERAÇÕES
19/11 - ABERTURA 19:30
Local: Auditório da Ãrea 4 do Campus I (Antigo Tribunal do Juri)
Horário: 19:30
- Abertura
- Composição da mesa e pronunciamento de autoridades
- Conferência de Abertura: "Meio Ambiente e Cidadania" - Deputada Federal Marina Santana, Membro Titular da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados
- Apresentação de Dança - Companhia de Dança NOAH!
- Encerramento e Coquetel
MESAS-REDONDAS
20/11 – 14:00 as 16:00 Mesa Redonda I – Meio Ambiente nas Dimensões Sociais e Econômicas: Sustentabilidade, Desenvolvimento e Preservação
Palestrantes:
1 - Gestão Pública do Meio Ambiente: da Teoria à Prática - Daniela G. de Oliveira, Gestora Ambiental pela PUC-GOIÃS, Especialista em Docência do Ensino Superior; atua como Consultora em Sustentabilidade Empresarial com foco em SGA e Implantação de Coleta Seletiva. Na área acadêmica, trabalha como docente das disciplinas Responsabilidade Social e Ambiental, Gestão de ResÃduos Sólidos, Educação Ambiental e OSM, para os Cursos de Gestão Ambiental, Administração de Empresas, LogÃstica e Gestão de Pessoas nas instituições de ensino superior (FASAM e DELTA).
2 - Sociedades de Consumo, Cidadania e Desenvolvimento Sustentável - Ialdo Oraque de Queiroz, Tecnólogo em Gestão Ambiental pela PontifÃcia Universidade Católica de Goiás – PUC/Goiás e concluinte da especialização em PerÃcia Ambiental. Atua como Analista Ambiental da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e dos Recursos HÃdricos do Estado de Goiás – SEMARH/GO.
3 - Legislação Ambiental e sua Eficácia - Rodolfo Guimarães, Advogado e Gestor Ambiental, especializado em Direito Ambiental e Agrário pela Universidade Federal de Goiás, atuante no ramo do Direito Ambiental, Agrário, do Trabalho, Previdenciário e Civil.
Moderador: Prof Harley Anderson de Souza – PUC/Goiás
20/11 – 16:00 as 18:00 Mesa Redonda II – Licenciamento Ambiental
Palestrantes:
1 – Licenciamento Municipal em Goiânia - Engenheiro Civil Adriano da Paixão, Especialista em Docência Universitária, Mestre em Engenharia do Meio Ambiente, Fiscal de Meio Ambiente da AMMA Agência Municipal do Meio Ambiente.
2 – Diretrizes de Licenciamento Ambiental no Estado de Goiás - José Augusto dos Reis Cruz, Mestre em Engenharia do Meio Ambiente pela Universidade Federal de Goiás (UFG), graduado em Engenharia Sanitária pela Universidade Federal da Bahia (1988) e especialista em Engenharia de Controle da Poluição Ambiental pela Fundação Armando Ãlvares Penteado, atualmente é Gerente de Avaliação de Estudos Ambientais da Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos HÃdricos do Estado de Goiás e professor convidado do curso de pós-graduação de QuÃmica e Meio Ambiente da UFG.
3 – Visão do Empreendor no Licenciamento Ambiental - Regina de Amorim Romacheli, Mestre em Gestão Econômica do Meio Ambiente (UNB), tendo os Métodos de Avaliação de Impactos Ambientais e a Valoração Econômica de danos ambientais como linha de pesquisa, possui graduação em Engenharia Civil (UCG) e pós graduação em Gestão Empresarial (UFRJ). Atualmente é coordenadora e professora universitária do Uni-anhanguera, atuando na graduação e pós-graduação. Consultora ambiental da empresa PROJETOS MEIO AMBIENTE, atuando há 10 anos na elaboração e coordenação de EIAs/RIMAs, licenciamentos ambientais, principalmente nas atividades sulcroalcooleiras, loteamentos, rodovias, dentre outros empreendimentos e a Valoração Econômica de Danos Ambientais para empreendimentos com significativos impactos ambientais.
Moderador: Prof Ronaldo Dorta - SENAC/Goiás
21/11 – 14:00 as 16:00 Mesa Redonda III – ResÃduos Sólidos e a Lei Federal 12.305/10
Palestrantes:
1 – PolÃtica Nacional, Gestão e Gerenciamento de ResÃduos Sólidos - José Valverde Machado Filho, Especialista em Direito Ambiental (PUC-SP) e em Gestão Ambiental (SENAC-SP). Diretor Presidente do Instituto Cidadania Ambiental – ICA e Secretário Parlamentar do Gabinete do Deputado Federal Arnaldo Jardim na Câmara dos Deputados. Coordenou tecnicamente a formulação da PolÃtica Nacional de ResÃduos Sólidos (Lei nº 12.305/2010), bem como a PolÃtica Estadual de ResÃduos Sólidos do Estado de São Paulo (Lei nº 12.300/2006). Atualmente na Câmara dos Deputados, acompanha especialmente os Pls sobre: Ãreas Contaminadas, Pagamentos por Serviços Ambientais, Biodiversidade e a regulamentação da profissão de Gestor Ambiental.
2 – O Plano Estadual de ResÃduos Sólidos de Goiás - Osmar Mendes Ferreira, Engenheiro Sanitarista pela Universidade Federal de Mato Grosso (1983), Mestre em Engenharia do Meio Ambiente pela Universidade Federal de Goiás (2006), Pós-Graduação em Tratamento e Disposição de ResÃduos Sólidos e LÃquidos, pela Universidade Federal de Goiás (2001), Pós-Graduação em Gestão Ambiental pela Faculdade CAMBURY (2000). Atualmente é Coordenador Acadêmico do Curso de Engenharia Ambiental da PUC/Goiás e Analista Ambiental da Secretária Estadual de Meio Ambiente e Recursos HÃdrico de Goiás - SEMARH. Tem experiência na área de Engenharia Sanitária, com ênfase em Controle da Poluição, atuando principalmente nos seguintes temas: saneamento ambiental urbano, rersÃduos sólidos urbanos e industriais, tratamento de águas residuárias industriais.
3 – Destinação Final de Embalagens Vazias de Agrotóxicos - Engenheiro Agrônomo Mário Kazuchira Fujii. Formado pela Fundação Faculdade de Agronomia Luiz Meneghel no Paraná, com MBA na Fundação Getúlio Vargas em Gestão do Meio Ambiente e Sustentabilidade. Atuou nas empresas Shell, Cyanamid e Basf, em diversas funções gerenciais nas áreas de Marketing, Vendas, Informação, Serviço ao Cliente e Planejamento de Demanda. Atualmente é responsável pela área LogÃstica do inpEV – Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias, tendo como responsabilidade a estruturação e gerenciamento dos processos de recolhimento dentro do conceito de logÃstica reversa, com foco na proteção do meio ambiente e preservação da saúde humana em todo o território nacional.
Moderador: Karla Alcione - PUC/Goiás
21/11 – 16:00 as 18:00 Mesa Redonda IV – Certificação Ambiental – ISO 14.001
Palestrantes:
1 – Implantação da ISO 14.001 na Toyota - Rodrigo Fleury Teixeira de Lima, Engenheiro Ambiental pela PontifÃcia Universidade Católica de Goiás (2008) e possui MBA em PerÃcia, Auditoria e Gestão Ambiental pelo Instituto de Pós-Graduação de Goiás (2010). Atualmente é Coordenador do SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADA da Lince Motors. Atua principalmente nos seguintes temas: ISO 14001, Sistema de Gestão Ambiental, Indústria AutomobilÃstica.
2 – Metodologia de Implantação de Aspectos e Impactos Ambientais na Refrescos Bandeirantes (Coca-cola) - Marcos Henrique Andrade Faria - Engenheiro Ambiental pela Universidade Federal do Tocantins, com especialização em PerÃcia, Auditoria e Gestão Ambiental. Atualmente trabalha com Gerente de Meio Ambiente e Recursos Hidricos da Refrescos Bandeirantes (Coca-cola).
3 – Waleska Concentino - Engenheira Civil, com especialização em Engenharia Sanitária e Controle Ambiental. Atua na Gerência de Certificação de Sistemas de Gestão da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). Coordena os processos de Sistema de Gestão e realiza auditorias externas em empresas certificadas ou em processo de certificação pela ABNT.
Moderador: Profa. Regina Amorim - Uni-Anhanguera
22/11 – 14:00 as 16:00 Mesa Redonda V – Gestão Ambiental nos Biomas
Palestrantes:
1 – Os Biomas Brasileiros, Prof Altair Sales Barbosa, Doutor em Antropologia pela Smithsonian Institution Washington, Diretor do Instituto do Trópico Subúmido da PUC/Goiás, Especialista em biogeografia do cerrado e etnoconservação
2 – Gestão Ambiental na Mata Atlântica, Eduardo Pereira Cabral Gomes, Biólogo, mestre e doutor em Ecologia pela Universidade de São Paulo, atualmente é pesquisador do Núcleo de Ecologia do Instituto de Botânica em São Paulo, onde atua nas áreas de Dinâmica de Vegetação e Levantamento de Comunidades vegetais aplicadas ao manejo e recuperação de áreas.
3 – Gestão Ambiental no Cerrado, Prof. Ms. Marisa Costa Amaral, Graduada em Ciências Biológicas e Mestre em Ecologia e Produção Sustentável pela PontifÃcia Universidade Católica de Goiás - PUC. Atualmente é professora dos cursos de Ciências Biológicas, Tecnologia em Gestão Ambiental e Agronomia do Centro Universitário de Goiás da Uni-ANHANGUERA. Tem experiência na área de ecologia, com ênfase em meio ambiente, biodiversidade, recursos naturais, agroecologia, biogeografia, biologia da conservação e ecologia urbana.
Moderador: Luana do Prado Rocha – PolÃcia Ambiental
22/11 – 16:00 as 18:00 Mesa Redonda VI – Créditos de Carbono
Palestrantes:
1 – Representante do MCTI
2 – Matheus Lage Alves de Brito, Mestre em Economia PolÃtica Internacional (Universidade de Tsukuba, Japão), bacharel em Economia (UFMG) e em Relações Internacionais (PUCMinas). Sócio-Diretor da Waycarbon, empresa especializada em desenvolvimentos de projetos de carbono, gestão de gases de efeito estufa e em elaboração de estratégias para uma economia de baixo carbono. Experiência de 8 anos em desenvolvimento de projetos de créditos de carbono no mercado regulado e voluntário relacionados a geração de energia renovável, tratamento de efluentes, substituição de combustÃveis fósseis, reflorestamento e desmatamento evitado.
2 – Representante de empresa de Consultoria/Auditoria
Moderador: Prof Gitair Moreira dos Santos, PUC/Goiás
PALESTRAS
20/11 – 14:00 as 15:00 Palestra 1 – Aplicação do Plano Diretor de Arborização Urbana
Palestrante: Engenheiro Florestal Antônio Esteves dos Reis, Mestre em Manejo e Inventário Florestal, Gerente de Arborização Urbana – GEARB/AMMA Agência Municipal do Meio Ambiente de Goiânia.
20/11 – 15:00 as 16:00 Palestra 2 – Governança Territorial e Ambiental do Bioma Cerrado: Possibilidades e Perspectivas
Palestrante: Prof. Laerte Guimarães Ferreira, Geólogo pela Universidade de BrasÃlia (1990), especialista em sensoriamento remoto pela UNESP/Rio Claro (1990), mestre em Geologia Econômica pela Universidade de BrasÃlia (1993), doutor em Ciência do Solo / Sensoriamento Remoto pela University of Arizona (2001) e cientista visitante junto ao Center for Space Research / University of Texas at Austin (2011). É professor Associado da Universidade Federal de Goiás, onde coordena o Laboratório de Processamento de Imagens e Geoprocessamento (LAPIG).
20/11 – 16:00 as 17:00 Palestra 3 – Educação Ambiental em Unidades de Conservação – estudo de Caso da UC Médio Araguaia
Palestrante: Ygor Brandão, Biólogo pela PontifÃcia Universidade Católica de Goiás, membro fundador do Coletivo Jovem de Meio Ambiente de Goiás MEC/MMA, Presidente Fundador da Associação dos Acadêmicos e Profissionais em Biologia do Estado de Goiás – AAPBio, Presidente Fundador do Sindicato dos Biólogos do Estado de Goiás - SindBio. Atualmente é docente na rede privada de educação e presta consultoria politica.
20/11 – 17:00 as 18:00 Palestra 4 – Energia e Sustentabilidade
Palestrante: Eng. José Alves Neto, Graduado pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMT), com especialização em Pequenas Centrais Hidrelétricas pela mesma universidade e especialização em Estruturação Financeira pelo PROFINS. Atualmente é presidente da ENGEBRA – Empresa de Energia do Brasil Ltda., atuante no segmento de geração de energia elétrica, com ênfase na geração de energia renovável.
21/11 – 14:00 as 15:00 Palestra 5 – Empreendedorismo Sustentável
Palestrante: Prof. Marcos Martins Borges, Graduado em Licenciatura em Geografia pela Universidade Católica de Goiás e Mestre em Arts in Geography pela University of Wyoming. Atualmente é professor titular da Faculdade de Tecnologia SENAC Goiás e Gerente de Pesquisa da Diretoria do Instituto de Pesquisas TurÃsticas da Agência Goiana de Turismo do Estado de Goiás (Goiás Turismo). Atuou como consultor para diversas empresas, ONGs, SEBRAE, e órgãos dos governos estadual e federal em Goiás e vários estados brasileiros. Atua nas áreas de pesquisa, turismo e meio ambiente, com ênfase em gestão sustentável.
21/11 – 15:00 as 16:00 Palestra 6 – Experiência do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação com BiocombustÃveis
Palestrante: Engenheiro Agrônomo Rafael Silva Menezes, Mestre em Ciências Agrárias pela Universidade de BrasÃlia (UnB) e Doutorando em Ciências Ambientais pela Universidade Federal de Goiás (UFG). É Analista em Ciência e Tecnologia da Carreira de C&T do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Atualmente está como Coordenador de Ações de Desenvolvimento Energético da Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (SETEC/MCTI).
21/11 – 16:00 as 17:00 Palestra 7 – Processos erosivos hÃdricos em ambientes tropicais subúmidos
Palestrante: Elizon Dias Nunes, Geógrafo - modalidades Licenciatura Plena e Bacharelado - pela Universidade Federal de Goiás (2008); mestre em Geografia FÃsica pela Universidade Federal de Goiás (2010) - área de concentração Natureza e Produção do Espaço. Atualmente é doutorando em Geografia FÃsica pela Universidade Federal de Goiás, onde desenvolve projetos de pesquisa nas áreas de Geologia, Climatologia, Geomorfologia, Pedologia, Fitofisionomias e Modelagem do surgimento e evolução de processos erosivos em ambientes Tropicais subumidos.
21/11 – 17:00 as 18:00 Palestra 8 – A regulamentação da profissão do Gestor Ambiental
Palestrante: José Valverde Machado Filho, Especialista em Direito Ambiental (PUC-SP) e em Gestão Ambiental (SENAC-SP). Diretor Presidente do Instituto Cidadania Ambiental – ICA e Secretário Parlamentar do Gabinete do Deputado Federal Arnaldo Jardim na Câmara dos Deputados. Coordenou tecnicamente a formulação da PolÃtica Nacional de ResÃduos Sólidos (Lei nº 12.305/2010), bem como a PolÃtica Estadual de ResÃduos Sólidos do Estado de São Paulo (Lei nº 12.300/2006). Atualmente na Câmara dos Deputados, acompanha especialmente os Pls sobre: Ãreas Contaminadas, Pagamentos por Serviços Ambientais, Biodiversidade e a regulamentação da profissão de Gestor Ambiental.
Após a Palestra, lançamento do livro “PolÃtica Nacional, Gestão e Gerenciamento de ResÃduos Sölidosâ€.
22/11 – 14:00 as 15:00 Palestra 9 – Coleta Seletiva em Goiânia
Palestrante: Milton Luiz Pereira, Graduado em Filosofia, Especialista em Planejamento Urbano e Ambiental, Mestre em Filosofia PolÃtica, Atualmente é Chefe de Divisão de Fomento a Coleta Seletiva na AMMA
22/11 – 15:00 as 16:00 Palestra 11 – Utilização de ResÃduos de Gesso da Construção Civil - LogÃstica Reversa
Palestrante: Allen Dupré, jornalista e economista, atualmente é gerente de comunicação da Associação Brasileira do Drywall. Entre outras atividades, foi editor de economia do jornal O Estado de S. Paulo. Atualmente é consultor de marketing e comunicação, atendendo várias empresas e entidades.
22/11 – 16:00 as 17:00 Palestra 12 – Aspectos técnicos relevantes no controle da poluição do ar
Palestrante: Ligia Cristina Gonçalves de Siqueira. Engenheira QuÃmica, pós-graduada em Engenharia do Controle da Poluição, especializada na Alemanha em Administração e Gerenciamento de ResÃduos Industriais Perigosos, mestre em Saúde Pública e doutora em Ciências, pela Faculdade de Saúde Pública da USP. Atua na CETESB, na avaliação de tecnologias de controle de poluição do ar, estimativa de emissões atmosféricas e controle de substâncias odorÃferas, acompanhamento de amostragem em chaminé, além de coordenação e docência em cursos na área ambiental.
22/11 – 17:00 as 18:00 Palestra 10 – Preservação e Recuperação de Nascentes
Palestrante: Sargento Darildo José Leite. Gestor Ambiental. Atualmente é Sub Comandante da Coordenação do Núcleo de Educação Ambiental do 1º Batalhão de PolÃcia Militar Ambiental da 16ºCRPM/PMGO. Luana do Prado Rocha. Bióloga. Atua no 1º Batalhão de PolÃcia Militar Ambiental da 16ºCRPM/PMGO.
VISITAS TÉCNICAS
21/11 – 09:00 as 12:00 Visita 1 – Lince Toyota
A visita será na unidade de Funilaria da empresa, com foco em construção sustentável e gestão ambiental com certificação na ISO 14001. Dentro da unidade será exposta a estrutura da empresa com caracterÃsticas sustentáveis como as telhas termos acústica, piso epóxi, captação de agua de chuva para reuso em lavajato e circulação do ar. O sistema de gestão ambiental está em implantação. Os principais impactos são referentes a poluição atmosférica com a pintura e lixamento. O uso de produtos a base de agua é fator primordial na operação, tanto ambientalmente como economicamente. A empresa possui coleta seletiva e destinação correta de resÃduos, bem como tratamento de efluentes com caixa separadora de agua e óleo. Encontra-se em fase de implantação os programas de qualidade Toyota que também contribuem para a gestão ambiental. Todo o controle legal é realizado por empresa terceirizada. A empresa está estudando programas ambientais voltados a economia de energia e agua com investimentos em reservatórios de agua e painéis foto voltaicos.
21/11 – 09:00 as 12:00 Visita 2 – 1 Batalhão de PolÃcia Militar Ambiental/16 CRPM/PMGO e Parque Estadual Telma Ortegal - Abadia de Goiás/GO
Serão realizadas palestras sobre a POLÃCIA MILITAR AMBIENTAL e sobre a CNEN (acidente com o Césio 137, Goiânia-GO, 1987). Posteriormente, serão visitadas as instalações da POLÃCIA MILITAR AMBIENTAL, relacionadas aos temas Fiscalização e Educação Ambiental e ao local de destino final dos rejeitos do acidente com o Césio 137. Finalizando, será distribuido material didático sobre Ecologização.
22/11 – 09:00 as 12:00 Visita 3 – Memorial do Cerrado
O Complexo Memorial do Cerrado no ano de 2008 foi eleito o lugar mais bonito da grande Goiânia, devido a magnitude cientÃfica que discorre nos diversos ambientes externos e internos representando as diversas formas de ocupação do bioma cerrado e os modelos de relaconamento entre o Homem e a Natureza, são eles: Museu de História Natural, Vila Cenográfica de Santa Luzia, Aldeia IndÃgena, Quilombo, Espaço de Educação Ambiental Dalila Coelho Barbosa e a Trilha Ecológica. Destaca-se o Museu de Historia Natural que retrata desde o surgimento do Planeta Terra até a chegada dos portugueses ao Brasil. Situa-se no Campus II da PontifÃcia Universidade Católica de Goiás – Puc Goiás. É um dos projetos do Instituto do Trópico Subúmido – ITS.
22/11 – 09:00 as 12:00 Visita 4 – ETE Saneago
A Estação de Tratamento de Esgotos Dr. Hélio Seixo de Britto (ETE Goiânia) está localizada na região Noroeste de Goiânia (Av. Perimetral Norte, s/nº, Setor Goiânia II), tendo sido fundada em 2004.O processo de tratamento adotado para a ETE Goiânia é o Tratamento Primário Quimicamente Assistido (CEPT, da terminologia inglesa “Chemical Enhanced Primary Treatmentâ€) seguido de Lodo Ativado (a ser implantado em etapa futura).Trata-se de um processo novo no Brasil, onde as grandes cidades optam, via de regra, por sistemas de lodo ativado convencional, perfeitamente aplicável a grandes vazões. A diferença do tratamento da ETE Goiânia está na adição de produtos quÃmicos coagulante e floculante na fase primária, como auxiliares da sedimentação primária.
A ETE Goiânia é hoje composta das seguintes unidades:Grade grosseira de limpeza manual, Estação elevatória de esgoto bruto, Grade fina mecanizada, Caixa de areia aerada, Decantadores primários, Elevatória de lodo, CentrÃfugas para desaguamento do lodo e Mistura e adição de cal para higienização do lodo.
A ETE Goiânia possui capacidade para tratar 2.290 L/s de vazão de esgoto e trabalha atualmente com uma vazão média operacional de 1.300 L/s (2011). Mesmo com apenas a fase primária implantada, a ETE Goiânia consegue obter eficiências da ordem de 50% na remoção de matéria orgânica e acima de 70% na remoção de sólidos suspensos.
Sempre com o intuito de contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos goianos, a SANEAGO mantêm 3 projetos sócio-ambientais dentro da área da ETE Goiânia, propiciando benefÃcios os mais diversos, sendo eles:
1) A Escolinha de Saneamento Jornalista Washington Novaes, que recebe a visita de centenas de alunos semanalmente;
2) A Piscicultura: criatório de alevinos para soltura semestrais nas nascentes do Meia Ponte;
3) Viveiro da ETE: responsável pelo plantio de 2.000 mudas anuais na área da ETE + milhares de outras mudas em áreas degradadas na bacia do rio Meia Ponte.